A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento manifestando solidariedade aos Professores da Rede Estadual de Ensino que se encontram em Campanha para implantação do Piso Nacional que foi criado através de lei federal. A parlamentar considera justa a reivindicação e criticou o Governo do Estado por estar se esquivando do cumprimento da lei. Heloisa Cerri fez também um desabafo com relação a situações que ocorrem na política local com as quais não concorda. Heloisa Cerri encaminhou pedido para que seja criada uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar denúncias que chegaram até a Câmara envolvendo o Vereador Edson Sousa. A Vereadora afirma que a CPI tem por objetivo não investigar o parlamentar, mas sim agir em sua defesa diante das denúncias que foram apresentadas. Heloisa Cerri criticou também a lei que trata do apostilamento dos servidores públicos municipais. A Vereadora entende que devem existir critérios claros para evitar que ocorra o mau uso do dinheiro público. Heloisa Cerri afirma ainda que existem irregularidades no apostilamento de servidores da Câmara e que estará enviando as denúncias para o Ministério Público.
O Vereador Edson Sousa (sem partido) abriu seu pronunciamento afirmando que os últimos dias não tem sido fáceis para ele e que chegou a apresentar problemas de saúde. O parlamentar disse estar sendo vítima de perseguição e agradeceu a Vereadora Heloisa Cerri por pedir uma CPI para que sejam investigadas as denúncias apresentadas contra sua pessoa. Edson Sousa agradeceu também aos demais vereadores que assinaram o pedido. Edson Sousa manifestou solidariedade aos servidores da educação e disse que Assembléia Legislativa deveria pedir o afastamento do Governador Anastásia que não cumpre determinação legal de pagar o piso nacional para professores da educação. Edson Sousa disse também que trabalhadores da educação deveriam acampar na Câmara em protesto contra o Governo do Estado.
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) diz que irregularidades devem sim ser combatidas, mas que no caso do apostilamento dos servidores, ele defende que trabalhadores da educação devem ter o direito mantido. Em outro momento, o parlamentar elogiou a maneira com que o Presidente da Câmara, Vereador Pr Paulo César (PRB) tem conduzido os trabalhos do legislativo divinopolitano, principalmente diante de situações polêmicas como as surgidas nos últimos dias.
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) se manifestou sobre o anúncio de que será construído o novo terminal de passageiros para o Aeroporto Brigadeiro Cabral em Divinópolis. O Vereador diz que está atento para o projeto apresentado e considerou positivo o anúncio de que a obra respeitará as regras de acessibilidade, conforto e segurança para a população. Adair Otaviano informou ainda que empresas de suporte para aviação estarão se instalando na cidade o que ele aguarda com muita ansiedade porque elas irão gerar emprego e levar desenvolvimento para aquela região. O parlamentar voltou a cobrar também a aprovação do Projeto que altera o perímetro urbano do município para permitir a instalação de um novo empreendimento próximo a Comunidade de Córrego do Paiol que irá levar desenvolvimento para aquela região. O parlamentar afirmou que os empreendedores se comprometeram inclusive em pavimentar parte da estrada que dá acesso à Comunidade Rural. Adair Otaviano falou também da importância das obras que estão sendo realizadas na Região Sudeste da Cidade.
O Vereador Roberto Bento (PT do B) abriu seu pronunciamento manifestando solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores da Educação que pedem implantação do Piso Nacional. Em seguida, Roberto Bento comentou sobre a alta carga tributária que é paga pelo cidadão brasileiro e criticou em especial o aumento da cobrança de pedágio na Rodovia MG 050. O parlamentar criticou também a cobrança da taxa para manutenção de cemitérios, estacionamento rotativo e a futura taxa para tratamento do esgoto. Roberto Bento criticou também a ausência de Divinópolis em programas do Governo Federal que permitiriam o tratamento do esgoto sem onerar a população. O parlamentar voltou a falar sobre sua idéia e utilizar o ICMS das maiores empresas da cidade para que sejam feitos os investimentos necessários para o tratamento do esgoto do município e disse não concordar com que seja entregue para a COPASA um patrimônio que é do cidadão divinopolitano.
O Vereador Milton Donizeti (PRTB) abriu seu pronunciamento falando da importância social da figura do professor, principalmente os de escolas públicas que são encarregados de ensinar as crianças brasileiras. Milton Donizeti defende melhores condições de trabalho e salários para a categoria. Milton Donizeti leu também em plenário o discurso de despedida de Célio Tavares, do cargo de Presidente da Academia Divinopolitana de Letras. No último sábado tomou posso como novo presidente o acadêmico Augusto Fidélis. Finalizando, Milton Donizete falou da situação precária em que se encontram algumas associações de moradores de bairro e pediu melhor estrutura para que os líderes comunitários possam trabalhar.
O Vereador Beto Machado (PSDB) anunciou que recebeu correspondência do Secretário Municipal de Cultura Bernardo Rodrigues informando que já foi enviado para a Procuradoria Geral do Município o texto da lei que trata da presença de músicos da cidade em eventos locais. De acordo com o secretário serão feitas algumas mudanças para adequar a legislação às necessidades da classe de forma eficiente e sem conflitos com outras leis. Beto Machado manifestou também apoio aos integrantes da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional que trata da desburocratização dos processos de adoção no país. O parlamentar pediu que seja enviado um ofício de apoio aos integrantes. Beto Machado comemorou também o anúncio de recuperação de estradas rurais na Região de Santo Antônio dos Campos, Ermida. Finalizando o Vereador Beto Machado manifestou apoio ao movimento dos trabalhadores da educação estadual.
O Vereador Geraldinho da Saúde (DEM) abriu seu pronunciamento manifestando apoio aos trabalhadores da educação estadual e disse que assinou a carta de repúdio ao Governo de Minas por sua postura de não implantar o Piso Nacional da categoria. Geraldinho da Saúde criticou políticos que se elegem a custa da educação e da saúde, mas depois não correspondem no trabalho em prol destas áreas. Geraldinho da Saúde diz que investimentos do Estado na área da saúde, por exemplo, são inferiores aos feitos pelos Governos Municipal e Federal. A fala do Vereador Geraldinho da Saúde foi apartada pelo Vereador Édson Sousa (sem partido) que sugeriu a realização de uma caminhada suprapartidária em defesa da educação mineira e em prol da implantação do piso nacional da educação. Geraldinho aprovou a iniciativa de Edson e disse que estará presente nesta caminhada. Finalizando o seu pronunciamento, Geraldinho da Saúde elogiou a prestação de contas feita pelos integrantes da Secretaria Municipal de Saúde.
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) elogiou a recomposição do maquinário da Prefeitura de Divinópolis feita pelo Prefeito Vladimir Azevedo. Segundo Rodyson o maquinário anterior não oferecia condições de atender à Comunidade Divinopolitana de maneira eficiente. Rodyson do Zé Milton falou também da solenidade realizada hoje pela manhã na Prefeitura de Divinópolis quando foi feito o anúncio de doação de diversos terrenos para entidades filantrópicas de Divinópolis que agora poderão construir suas sedes. Ao todo nove entidades foram beneficiadas. O parlamentar informou também que esteve reunido com o Prefeito Vladimir Azevedo e na oportunidade reivindicou que seja feita a abertura da Avenida 21 de abril para melhor acesso ao bairro Afonso Pena e o asfaltamento da Rua Pains. Rodyson diz que o Vereador sinalizou de forma positiva. O parlamentar finalizou seu pronunciamento comemorando mais uma vez as obras para instalação de rede de esgoto no bairro São Francisco.
O Vereador Andersom Saleme (PR) abriu seu pronunciamento manifestando solidariedade aos trabalhadores da educação. Andersom Saleme utilizou seu pronunciamento para elogiar o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Câmara de Divinópolis, que segundo ele, apesar de ser uma equipe pequena tem desenvolvido seu trabalho com muita eficiência. O parlamentar elogiou também o trabalho de todos os servidores que durante a reunião oferecem suporte para os Vereadores. Andersom Saleme falou também da união dos integrantes do PR, partido no qual é filiado e que a cada dia tem atraído novos membros. Andersom Saleme elogiou o trabalho do Deputado Federal Jaime Martins filho e falou da importância da atuação do mesmo para garantir o fortalecimento da sigla. Andersom Saleme voltou a se manifestar também, sobre a importância de incentivar e garantir investimentos para que o Instituto Helena Antipoff continue prestando atendimento aos portadores de necessidades especiais.