quinta-feira, 16 de junho de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 16 de junho de 2011

O Vereador Milton Donizete (PRTB) abriu seu pronunciamento informando da instalação de quebra-molas e melhor sinalização na região próxima ao Matadouro que foi solicitada junto à Prefeitura de Divinópolis. O Vereador informou também que já começou o trabalho de verificação da possibilidade de se instalar uma área de lazer com espaço para caminhadas no bairro Icaraí. Milton Donizete informou também que continua acompanhando a criação da Associação dos Feirantes de Divinópolis e que em breve acontecerá a eleição para escolha do presidente da entidade.
  
O Vereador Roberto Bento (PT do B), após ouvir relatório sobre funcionamento da Empresa Plural em Divinópolis informou que já existe decisão judicial cassando alvará de funcionamento da mesma por não cumprir exigências da lei ambiental. Roberto Bento voltou a se pronunciar também sobre a terceirização do tratamento de esgoto do município, dizendo não concordar com o modelo de parceria que foi firmado entre município, estado e empresa COPASA. O parlamentar entende que existem propostas mais vantajosas para a população e afirmou não concordar com o município pagar para que cobrança do tratamento tenha início somente em abril de 2013. Roberto Bento disse ainda que a energia gerada pela usina que hoje é operada pela Empresa Plural seria suficiente para manter o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Esgoto o que poderia ser mais um ponto à favor da municipalização deste serviço. Roberto Bento falou ainda sobre contradições nas discussões sobre tratamento de esgoto e diz que há diferenças em valores apresentados nesta e na gestão municipal anterior. O parlamentar cobrou ainda que seja apresentado o contrato firmado para prestação do serviço já que até agora ninguém teve acesso ao mesmo.

A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento cumprimento a produtora Musical Roberta Machado e seu marido, o músico Gê Lara por seu trabalho em prol da cultura no município, em especial com o evento que será realizado hoje à noite em benefício da Associação dos Artesãos. Heloisa Cerri informou ainda o resultado da reunião feita com a Diretoria da Empresa Ferrovia Centro-Atlântica que se comprometeu a desativar o apito noturno a partir do dia 25 de junho.  A Vereadora informou também que sobre a travessia no bairro Maria Helena, a empresa FCA disse que a passagem nunca foi uma ligação de rua e que por isso foi interditada. A parlamentar afirmou que estará buscando soluções para o problema. Heloisa Cerri também utilizou seu pronunciamento para denunciar mais um caso de dificuldade de atendimento na rede pública desta vez se referindo a uma paciente que está há duas semanas esperando vaga para internação com saúde em risco. A Vereadora criticou o trabalho do Secretário Adjunto da Saúde Gilmar dos Santos e disse que o mesmo é desqualificado para a função. A parlamentar reproduziu em plenário fala do adjunto em que o mesmo afirma que prefere que o paciente morra quando procura atendimento público. Heloisa Cerri finalizou seu pronunciamento pedindo a demissão da Secretária de Saúde Rosenilce Mourão e do adjunto Gilmar dos Santos.
  
O Vereador Paduano (DEM) elogiou em seu pronunciamento o sucesso e a participação popular durante a tradicional festa de Santo Antônio no distrito de Ermida. Paduano agradeceu ainda a todos os parceiros que colaboraram para a realização da festa e principalmente ao Executivo Municipal que se fez presente inaugurando a obra de revitalização da praça da matriz e anunciando o início das obras para construção da “alça” da trincheira Alvimar Mourão, a Trincheira da Rua Goiás. Paduano agradeceu também a viabilização da construção de uma sede para a Pastoral de Santo Antônio dos Campos através de reversão de terreno que se encontrava dividido entre Município e Diocese.

O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento criticando a empresa CEMIG pela demora em restabelecer o fornecimento de energia em Divinópolis após o temporal da semana passada. Hilton de Aguiar afirmou ainda que anseia pela retirada da FCA de dentro da área urbana do município devido aos transtornos que a mesma gera para a população. Hilton de Aguiar defendeu ainda que médicos e hospitais que dificultem atendimento para pacientes do SUS sejam multados. O Vereador fez tal comentário após decisão do Ministério Público de multar médicos que iniciaram movimento grevista na rede privada. O parlamentar sugere que a multa seja estendida para as unidades públicas de saúde. Hilton de Aguiar elogiou a conclusão das obras da Rua Bom Sucesso e pediu que seja feito um estudo para avaliação dos estragos causados pela chuva no bairro Vale do Sol

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) falou da necessidade de se trabalhar a humanização na área da saúde, em especial entre os profissionais médicos que em muitos casos não tratam de maneira adequada os pacientes, principalmente aqueles que vêm do SUS. Geraldinho da Saúde disse que muitas vezes a humanização acaba partindo de enfermeiros e fisioterapeutas e poucas vezes do médico. Geraldinho disse que as Universidades tem papel fundamental na formação de valores éticos e humanos nos futuros profissionais do setor. Outro assunto abordado por Geraldinho da Saúde foi a necessidade de o município ter autonomia na regulação do SUS Fácil para detecção e distribuição e vagas para pacientes. O Vereador considera que hoje o serviço trabalha distante da realidade do município. Finalizando, o parlamentar informou que na próxima semana estará visitando a cidade de Uberlândia para conhecer o funcionamento do Hospital Público daquele município.
  
O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento lamentando ação de vandalismo verificada na Praça de Santo Antônio dos Campos, Ermida, local que recebeu recentemente trabalho de revitalização executado pela Prefeitura de Divinópolis.  Beto Machado se pronunciou também sobre a crescente dificuldade que os músicos divinopolitanos vêm enfrentando para se apresentar em Divinópolis. Diversos bares e cervejarias que apresentavam shows de música ao vivo não poderão mais oferecer este tipo de atração. Beto Machado questionou também o custeio da iluminação do anel rodoviário de Divinópolis, no montante de 10 mil reais pagos pelo município. O parlamentar entende que a responsável por este trabalho deveria ser a concessionária da rodovia MG 050, a Empresa Nascente das Gerais responsável pela exploração e manutenção. O Vereador informou também que no próximo dia 10 de julho terá início a obra de recapeamento da Avenida 10 de outubro, uma indicação de sua autoria.
  
O Vereador Edson Sousa (Sem partido) abriu seu pronunciamento reproduzindo a fita em que o Secretário Adjunto da Saúde, Gilmar dos Santos diz que prefere que o paciente morra à precisar de atendimento público. Em seguida, o parlamentar questionou a competência da Secretária de Saúde Rosenilce Mourão e de seu adjunto. Edson Sousa diz que a secretária só permanece no cargo porque é esposa do Deputado Federal Domingos Sávio. Edson Sousa denunciou também a situação dos bairros periféricos dos Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida, que segundo ele se encontra em situação precária.  O Vereador afirmou também que informações sobre tratamento de esgoto do município são contraditórias e que valor de indenização pelos ativos do município é inferior ao obtido na gestão do prefeito anterior Demétrius Pereira. Finalizando Edson Sousa pediu ao Presidente da Câmara, Pr Paulo César que instale a CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para que sejam apuradas as denúncias apresentadas contra a sua pessoa, solicitada pela Vereadora Heloisa Cerri (PV).
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) elogiou as obras realizadas na Avenida Bom Sucesso e cobrou a pintura estatigráfica do local. Adair Otaviano criticou as obras que estão sendo realizadas para recuperação das estradas rurais, o parlamentar entende que as obras não estão sendo feitas da maneira correta e que poderão provocar acidentes. Adair Otaviano pediu ainda que seja realizada a obra para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Sudeste. O parlamentar diz que a obra é boa e necessária, mas que até agora não saiu do papel.  Adair Otaviano diz que até agora foi feita apenas a preparação do terreno para a obra. Adair Otaviano falou também, mais uma vez, dos males sociais provocados pela prática do bullying e informou que a lei municipal de sua autoria que trata de políticas públicas para combate a está prática, foi copiada e aprovada pelo Senado Federal, comprovando a necessidade de um trabalho mais eficiente para combate ao bullying.
  
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) lamentou em seu pronunciamento a diminuição da oferta de leitos do SUS em Divinópolis ocorrida nos últimos anos. O parlamentar diz que Pronto Socorro Regional hoje trabalha exercendo funções que não são suas e que grande parte das pessoas que estão ali são vítimas da falta de vagas. Rodyson do Zé Milton elogiou o papel do Deputado Domingos Sávio ao viabilizar junto ao governo do Estado a construção de um Hospital Público em Divinópolis que irá ofertar 240 vagas para o SUS. O parlamentar acredita que esta obra, aliada à ampliação do Hospital São João de Deus irá resolver o problema da falta de vagas para internação pelo SUS no município. Rodyson ressalta que estas ainda não são soluções definitivas e que as lideranças políticas já devem se preparar para definir o custeio das novas unidades de saúde, entre elas a UPA que nos próximos dias irá receber ordem de serviço para início das obras.