A Câmara de Vereadores realizou na segunda-feira (25/04) Reunião Especial para debater os transtornos causados pela Ferrovia Centro Atlântica à comunidade divinopolitana.
A Reunião foi solicitada pela Vereadora Drª Heloisa Cerri (PV), após ter recebido abaixo-assinado de cidadãos que residem às margens da linha férrea, solicitando intervenção do Poder Legislativo, diante dos muitos transtornos causados pela Ferrovia.
Da reunião, além de vereadores e população reclamante, participaram o Coordenador de Relações Institucionais da FCA, José Osvaldo Cruz e o secretário de Meio Ambiente, Pedro Coelho que esteve representando a Prefeitura Municipal de Divinópolis.
Os problemas expostos pela população foram: barulho excessivo das locomotivas durante a madrugada, interrupção de trânsito nas passagens de nível, excesso de velocidade dos trens e contaminação do Rio Itapecerica com óleo utilizado nas máquinas. Vereadores fizeram coro com a população divinopolitana e pediram providências
O secretário do Meio-Ambiente, Pedro Coelho, lamentou a limitação que a legislação impõe ao município já que licenciamento ambiental e a fiscalização são de responsabilidade do governo federal.
O Coordenador de Relações Institucionais da FCA, José Osvaldo Cruz , disse que as soluções virão a médio prazo e que não há como resolver todos os problemas de forma imediata.
Ao término dos pronunciamentos foi nomeada comissão para acompanhar a resolução dos problemas apresentados. A comissão é composta pelos vereadores Heloisa Cerri (PV), Edson Sousa (PDT) e Antonio Paduano (DEM) e pelos representantes da população Edna Maia Alves, Jairo Gomes, Mauro Fonseca, Mauro Gustavo e a presidente do Partido Verde, Íris Moreira. A próxima reunião ocorrerá no dia 11 de maio, nas dependências da FCA, com horário ainda a ser definido.