quarta-feira, 27 de abril de 2011

Presidente da Comissão de Saúde discute em Brasília funcionamento de Hospital Público e implantação de CAPS-ad

            
             O Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Divinópolis, Vereador Geraldinho da Saúde (PR), está hoje em Brasília onde participa às 18 horas de audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com o objetivo de discutir assuntos relacionados à saúde regional. Geraldinho da Saúde será recebido pelo Ministro na companhia do Prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), dos Deputados Federais Domingos Sávio (PSDB), Jaiminho Martins (PR), Reginaldo Lopes (PT), Felipe Saraiva (PMDB) e do reitor da UFSJ, professor Helvécio Luiz Reis.
            Dentre os assuntos a serem abordados está o funcionamento do Hospital Público que está sendo construído no município de Divinópolis. A comitiva quer debater modelos de gestão, custeio e também reforçar pedidos de que o Governo Federal seja um parceiro no envio de recursos para manutenção desta unidade de saúde.

CAPS-ad pode desafogar atendimento no SERSAM
           
O Presidente da Comissão de Saúde, Vereador Geraldinho da Saúde irá pleitear também, a instalação em Divinópolis de um Centro de Atenção Psicossocial voltado para o acolhimento e cuidado de pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas.  
            O trabalho deste centro, que também é conhecido como CAPS-ad é realizado através de vários tipos de atividades desempenhadas por profissionais, como: Assistente Social, Clínico Geral, Educador Físico, Enfermeiro, Psicólogos, Psiquiatras, Terapeuta Ocupacional, além de equipe técnica composta por Auxiliares de Enfermagem, Auxiliares Administrativos, Auxiliares de Serviços Gerais, dentre outros.
             Com a implantação do CAPS-ad, a Comissão de Saúde da Câmara pretende desafogar o SERSAM, que hoje está sobrecarregado com o atendimento de doentes mentais e dependentes químicos, sendo que são dois modelos de tratamento diferentes com necessidades bastante específicas.