quinta-feira, 28 de abril de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 28 de abril de 2011

Durante o seu pronunciamento, o Vereador Beto Machado (PSDB) se manifestou preocupado com denúncia que chegou a seu conhecimento, de que um empresário estaria oferecendo dinheiro para garantir a aprovação de um projeto de seu interesse na Câmara Municipal. O Vereador afirmou que não possui muitos detalhes sobre a denúncia e não soube citar também qual seria o projeto que seria o alvo de interesse do empresário, mas, solicitou à presidência da Câmara que seja feita uma investigação sobre as denúncias. O Presidente da Câmara, Pr Paulo César, pediu que o mesmo formalize a denúncia. Em seu pronunciamento Beto Machado comemorou também, o anúncio feito pelo Deputado Estadual Fabiano Tolentino de que uma “Academia ao ar Livre”, em breve estará sendo implantada no Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida. As “Academias ao ar Livre” foram implantadas após o Vereador em viagem, ter percebido idéia similar implantada em algumas cidades de São Paulo, o que fez com o que o mesmo sugerisse a criação de projeto parecido em Divinópolis.

O Vereador Andersom Saleme (PR) abriu seu pronunciamento alertando sobre o risco de se fazer acusações sem antes investigar a veracidade dos fatos, o que pode gerar danos irreparáveis a quem é alvo da denúncia.  Em seguida, Andersom Saleme comemorou os resultados obtidos pela lei de sua autoria, que acabou com os fumódromos dentro do município de Divinópolis e que completou ontem, um ano em vigência.  Andersom Saleme aproveitou seu pronunciamento para pedir apoio aos vereadores, na aprovação de outra lei de sua autoria, tratando agora sobre a prevenção dos casos de violência doméstica que se tornam mais comuns a cada dia.  Andersom Saleme apresentou ainda, um Projeto de Lei de sua autoria, que proíbe o tráfego de locomotivas durante o período da noite no perímetro urbano de Divinópolis. O vereador tem por objetivo, através da lei, acabar com os transtornos gerados pela Ferrovia Centro-Atlântica que tem prejudicado o sono de muitos cidadãos divinopolitanos.

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) se manifestou solidário aos moradores dos bairros Terra Azul, Costa Azul, Quinta das Palmeiras e Maria Peçanha que cobram a retomada das obras de pavimentação e saneamento que vinham sendo realizadas naquela região. O Vereador disse ter entrado em contato com a Prefeitura de Divinópolis e foi informado de que as obras serão retomadas assim que sejam resolvidos em Brasília os impasses sobre o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, Programa no qual estão incluídos estes trabalhos e que se encontram em fase de debate pelo Governo Federal. Adair Otaviano apresentou também em plenário, as reclamações dos comerciantes do bairro Porto Velho que afirmam terem sido prejudicados após mudanças que proibiram o estacionamento de automóveis na Rua Goiás.

A Vereadora Heloisa Cerri (PV), abriu seu pronunciamento pedindo urgência na apuração das denúncias apresentadas pelo Vereador Beto Machado e logo em seguida alertou ao Vereador Andersom Saleme para o fato de que já tentou proibir, via Projeto de Lei, o tráfego de locomotivas durante a noite dentro do perímetro urbano de Divinópolis, mas que alei recebeu parecer de inconstitucionalidade. A Vereadora Heloisa Cerri voltou a pedir que seja convocada uma Audiência Pública, para discutir os problemas relacionados a COPASA em Divinópolis e foi informada pela Presidência da Câmara que já foi encaminhado um pedido desta natureza para a Comissão de Saúde da Câmara. Heloisa Cerri lamentou também a ausência do Prefeito Vladimir Azevedo nas últimas Audiências Públicas promovidas pela Câmara, nas quais foram debatidos assuntos de interesse da população.
  
O Vereador Edson Sousa (PDT) abriu seu pronunciamento pedindo ao Vereador Beto Machado que apresente dados mais consistentes sobre a denúncia de que vereadores estariam sendo assediados financeiramente, para aprovação de um Projeto de Lei. Edson entende que ao não citar nomes, Beto Machado estaria fazendo uma acusação que atinge a todos os vereadores. Edson Sousa manifestou também, solidariedade ao empresário Eduardo Alexandre que promove abaixo-assinado em protesto contra a atitude dos agentes de trânsito do município. O Vereador pediu também aos vereadores, que assinem o seu pedido, para que seja instaurada uma CPI para apurar as denúncias de que o número de multas de trânsito aplicadas em Divinópolis seja excessivo.
  
O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB)durante seu pronunciamento na Câmara, sugeriu que seja criado um espaço para que trabalhadores ambulantes que ainda percorrem as ruas da cidade vendendo seus produtos possam trabalhar com mais segurança e conforto. A exemplo do que aconteceu com os camelôs, que foram transferidos para um local adequado, Edmar Rodrigues sugere que os ambulantes sejam instalados em uma área que se encontra sem uso, ao lado do Restaurante Popular.  Edmar Rodrigues comemorou também, em plenário, o anúncio de que uma indicação de sua autoria, feita ao Prefeito Vladimir Azevedo, será atendida.  Trata-se da abertura da Rua Caratinga no bairro São José, melhorando o fluxo do trânsito, atendendo a antigo desejo dos moradores daquela região. Finalizando, o Vereador Edmar Rodrigues solicitou à presidência da Câmara que convide o empresário Daví Garcia a prestar esclarecimentos aos vereadores sobre o empreendimento que pretende iniciar no município de Divinópolis e que tem gerado dúvidas.
  
O pronunciamento do Vereador Roberto Bento (PTdoB) na Reunião Ordinária desta quinta-eira serviu como um apelo aos vereadores para que esgotem os temas debatidos em plenário, antes de se fazer uso de procedimentos regimentais para impedir a votação de um projeto. Roberto Bento pediu também que os motivos que levem ao sobrestamento de um projeto sejam melhor esclarecidos e que as justificativas dos projetos sejam mais claras, evitando assim que as matérias tramitem por muito tempo na casa, prejudicando muitas vezes o interesse do cidadão que espera a aprovação de um determinado projeto.
   
O Vereador Milton Donizeti (PRTB) utilizou seu pronunciamento para mais uma vez cobrar que sejam feitas obras estruturais em vários pontos da cidade. O Vereador se mostra preocupado especialmente com obras de pavimentação que por não terem sido realizadas, tem gerado uma série de transtornos para os moradores, principalmente dos bairros mais afastados da região central da cidade.
  
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) pediu cautela nos pedidos de CPI para apurar cobrança de multas na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. O Vereador afirmou que desde que foi criada, a Secretaria de Trânsito e Transportes (SETTRANS) tem provocado mudanças no trânsito da cidade, algumas delas positivas. Rodyson cita, por exemplo, o fato de que a partir da criação deste órgão, a cidade passou a reter recursos obtidos através do pagamento do IPVA e das multas. Rodyson do Zé Milton afirma que uma iniciativa que poderiam trazer bons frutos para o trânsito da cidade, seria a criação do Agente Júnior de Trânsito que poderia atuar em trabalhos preventivos e de orientação. O Vereador entende que desta forma a comunidade ganharia de duas formas, com um trânsito mais eficiente e com a inclusão social de jovens que precisam de um primeiro-emprego.