O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB), durante seu pronunciamento, sugeriu a criação de um serviço de plantão na Secretaria Municipal de Operações Urbanas e Defesa Social (SEMOUDES), para atendimento das demandas urgentes da população, principalmente nos finais de semana. Edmar Rodrigues falou também sobre a dificuldade de contratação de médicos para atendimento na rede pública. O parlamentar citou que inclusive a própria rede privada já enfrenta problemas desta natureza e deu como exemplo a falta de médicos pediatras no município de Divinópolis. Outro assunto abordado pelo vereador, diz respeito ao Salão Comunitário do bairro São José que hoje é usado quase que apenas para serviço de velório, mas sem oferecer estrutura adequada. Edmar anunciou que já confirmou com o Prefeito Vladimir Azevedo e a antiga gráfica que ficava junto ao local, e que possui melhor acessibilidade, será adaptada e dentro de no máximo um mês estará funcionando como um velório municipal.
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) falou sobre os resultados da Reunião Especial ocorrida na noite da segunda-feira que tratou sobre os transtornos provocados pela Ferrovia Centro-Atlântica à comunidade divinopolitana. O Vereador pediu que a empresa tenha mais respeito com a população divinopolitana e adote medidas para solucionar os problemas denunciados que foram: excesso de barulho, interrupção de trânsito e contaminação do Rio Itapecerica. Hilton de Aguiar comentou também o anúncio de que o bairro São José será contemplado com um velório municipal. O vereador pediu que outros velórios também sejam criados em outros pontos da cidade. Finalizando, Hilton de Aguiar criticou o Hospital São João de Deus por não adotar medidas que impedissem a interrupção do serviço de pediatria no setor de Pronto Atendimento.
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento lamentando a situação que vive hoje Divinópolis que enfrenta dificuldades na área de prestação de serviços de médico pediatra. Na seqüência, o vereador apresentou em plenário, imagens feitas no local conhecido como “Canto da Mina”, mostrando as obras de melhoria e recuperação que estão sendo feitas. Rodyson ressaltou a grande quantidade de lixo que foi retirada do local e mostrou todas as ações que permitirão sua melhoria e a recuperação. O Vereador confirmou também que estará no próximo domingo, ao lado do Prefeito Vladimir Azevedo, visitando as obras efetuadas no local. Durante seu pronunciamento, o Vereador Rodyson do Zé Milton informou que já recebeu a confirmação de que será aberta a Avenida 21 de abril, no trecho de acesso ao bairro Afonso Pena. Rodyson ressaltou que este é era um antigo desejo de seu pai, José Ilton de Oliveira, quando este ainda era vereador.
O Vereador Edson Sousa (PDT) abriu seu pronunciamento questionando os últimos acontecimentos envolvendo o PSDB Nacional que segundo ele tem protagonizado episódios que considera lamentáveis. Ele criticou em especial, a fala do Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que disse que o partido deve se focar na classe média porque o “povão” já estaria com Partido dos Trabalhadores. Edson Sousa criticou também a postura do Deputado Federal Domingos Sávio que retirou sua assinatura do pedido para instalação de uma CPI para apurar os gastos efetuados para o Brasil sediar a Copa do Mundo. Edson Sousa voltou também a criticar o que considera um excessivo número de multas aplicadas em Divinópolis. O parlamentar alegou que uma Indústria de Multas foi criada no município e convocou vereadores do PSDB a esclarecerem a postura do Governo Municipal. Edson pediu também a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para apurar os motivos do crescimento do número de multas aplicadas no município.
O Vereador Roberto Bento (PTdoB) utilizou seu pronunciamento para mais uma vez criticar os especuladores imobiliários que mantêm vários lotes em Divinópolis e não efetuam a manutenção dos mesmos. Roberto Bento criticou em especial a postura dos proprietários que não concordam em contribuir com o sistema de parceria para calçamento de ruas e pediu a prefeitura de Divinópolis que efetue a obra mesmo contra a vontade destes e depois envie a conta para os mesmos. Roberto Bento diz que os lotes vagos têm gerado problema em vários pontos da cidade e pede providências urgentes para resolução destes.
O vereador Milton Donizeti (PRTB) utilizou seu pronunciamento para elogiar o cidadão José Geraldo da Fonseca que criou em Divinópolis o evento Caminhada da Gruta, que a cada ano consegue um número maior de fiéis. O Vereador entende que é uma bela demonstração de fé e elogiou a capacidade de mobilização e a devoção de José Geraldo.
O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciando comentando sobre a mobilização feita em Belo Horizonte para discussão do Projeto Ficha Limpa Municipal. O Vereador gostou da abordagem da Câmara da Capital e ressaltou que Divinópolis foi pioneira ao aprovar legislação desta natureza. Beto Machado comemorou também o sucesso do projeto “Academias ao Ar Livre” que foi criado na cidade a partir de uma sugestão sua, após visita a cidades de São Paulo que já adotam o projeto. O Vereador informou também que o Terceiro Encontro Nacional de Motociclistas será realizado do dia 6 ao dia 8 de maio no Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida.
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) cobrou para o mês de agosto a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento que funcionará no bairro Ponte Funda. Segundo o vereador as informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde e ele acredita que não haja precisão nesta data, já que pouco da obra foi efetuado até o momento. Adair Otaviano manifestou preocupação com a falta de médicos no município, citando como exemplo o setor de pediatria do Pronto Atendimento do Hospital São João de Deus. O Vereador teme que não hajam médicos suficientes para atender nas novas Unidades de saúde que estão sendo construídas no município, como a UPA e o Hospital Público. Adair Otaviano finalizou anunciando obras de pavimentação e canalização pluvial para a região dos bairros Costa Azul e Terra Azul e pediu paciência aos moradores que estão cobrando com ansiedade o início das obras.
A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento falando sobre a importância da imparcialidade da imprensa e elogiou a postura do site Divinews que segundo ela tem sido corajoso ao apresentar denúncias sobre fatos que ocorrem em Divinópolis. A vereadora cumprimentou também o Jornal Gazeta do Oeste pelos 18 anos registrando a História da cidade. Heloisa Cerri denunciou também, mais uma situação de dificuldade de atendimento através do Sistema Único de Saúde em Divinópolis, que acabou resultando na morte de Reni José Ferreira, para quem pediu um minuto de silêncio ao término da reunião. Heloisa Cerri cobrou que sejam comprados leitos de CTI para atendimento de pacientes que se encontram em estado grave. Heloisa pediu ainda, apoio dos vereadores para o pedido de instauração de uma CPI, por iniciativa do Vereador Edson Sousa, para que sejam investigados os motivos de aumento no número de multas aplicadas em Divinópolis.
O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) cobrou em seu pronunciamento, a ampliação do serviço de fisioterapia através do Sistema Único de Saúde no município de Divinópolis. Ele relatou o caso de uma paciente que está sobre uma cama porque não há vaga para incluí-la no tratamento que hoje está disponível no município. Geraldinho da Saúde apresentou esta denúncia, como mais um exemplo da falta de profissionais da área de saúde do município e se mostrou preocupado com o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Público de Divinópolis, já que hoje o número de profissionais não atende sequer a rede existente no município.
O Vereador Andersom Saleme (PR) abriu seu pronunciamento com o pedido de um minuto de silêncio, em memória do ex-presidente da Usiminas Rinaldo Campos Soares e do dentista Armando Dirceu. Na seqüência, Andersom Saleme parabenizou os atletas divinopolitanos que são portadores de necessidades especiais que tem se destacado em competições esportivas de diversas modalidades. O Vereador lembrou também que hoje, dia 26 de abril é dia Nacional de Combate à Hipertensão e ressaltou o trabalho preventivo que foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde junto aos servidores do legislativo divinopolitano. O parlamentar lembrou também, que amanha, dia 27 de abril completará um ano em vigência a lei municipal de combate ao fumo.