O Vereador Edson Sousa (sem partido), em seu pronunciamento, falou sobre a Proposta e Emenda a Lei Orgânica que trata do apostilamento para servidores em exercício. O Vereador é favorável a aprovação da matéria porque ela contempla servidores que tem uma média salarial de pouco mais de 2 mil reais. Edson criticou supersalários, mas disse que esta não é a regra no serviço púbico municipal e se mostrou preocupado com a situação de demais trabalhadores que podem ser prejudicados com o fim do apostilamento. Edson Sousa foi bastante aplaudido por servidores municipais que estiveram presentes na Câmara de Vereadores de Divinópolis.
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) voltou a criticar a qualidade das obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Divinópolis na região sudeste da cidade. O Vereador afirma que o trabalho feito não resistiu às primeiras chuvas que caíram e criticou a postura de alguns secretários da prefeitura que segundo ele estão negando a realidade que pode ser percebida pelos moradores da região. Hilton de Aguiar reclamou também da falta de obras de manutenção e disse que algumas ruas se encontram completamente tomadas pelo mato, o que tem gerado vários transtornos para os moradores.
A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento se posicionando sobre a proposta que trata do apostilamento de servidores municipais. A parlamentar afirma que não tem a intenção de prejudicar servidores de carreira, mas que é contra o apostilamento para apadrinhados políticos. Em seguida Heloisa Cerri voltou a pedir que a Polícia Federal seja acionada para apurar denúncias apresentadas pelo Vereador Beto Machado que sugerem assédio financeiro à vereadores para aprovação de projeto. Finalizando, Heloisa Cerri exibiu em plenário uma série de fotos que mostram a situação de vários bairros da cidade que se encontram carentes de obras de manutenção e infraestrutura.
O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento reafirmando que não acusou vereadores de envolvimento em negociata para aprovação de projeto. O parlamentar diz que há suspeita de envolvimento de autoridades municipais, o que não atinge exclusivamente a Câmara de Divinópolis. Beto Machado afirmou também que não teme se posicionar perante a Comissão de Ética e diz concordar que as denúncias recebam uma investigação mais profunda. Ainda em seu pronunciamento, Beto Machado falou do sucesso que foi o Terceiro Encontro Nacional de Motociclistas e comentou a participação do Prefeito Vladimir Azevedo, que durante o evento anunciou o início das obras para construção da alça da trincheira Alvimar Mourão na Rua Goiás e outras obras para o Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida.
O Vereador Milton Donizeti (PRTB) abriu seu pronunciamento elogiando a postura do Deputado Estadual Fabiano Tolentino que prestou contas das ações realizadas durante os 100 dias de mandato parlamentar. Milton Donizeti elogiou as conquistas do deputado. Milton Donizeti falou também sobre sua preocupação com o Projeto de Lei de autoria do Vereador Hilton de Aguiar que trata sobre a devolução e troco no comércio local. Milton teme que a aprovação da matéria possa gerar transtornos para o empresariado e dificultar relações de compra e venda.
O Vereador Paduano (DEM) utilizou seu pronunciamento para manifestar sua preocupação com a realização da tradicional festa de Santo Antônio no Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida. Paduano diz que a festa poderá não acontecer devido a falta de uma entidade parceira que possa gerenciar o evento o que seria lamentável já que se trata de uma festa tradicional que mobiliza cerca de 40 mil pessoas ao longo dos dias em que é realizada atraindo turistas de toda a região.
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) utilizou seu pronunciamento na Câmara, para alertar sobre as discussões em torno do tratamento de esgoto do município O vereador apresentou posicionamentos diversos sobre o assunto e defendeu a municipalização como alternativa mais viável por ser mais barata e possibilitar melhor fiscalização por parte de vereadores e órgãos municipais. Adair Otaviano falou também sobre a necessidade de recuperação das estradas rurais do município, em especial na região Buritis.
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento agradecendo mais uma vez ao Executivo Municipal pelas obras de recuperação do “Canto da Mina” no bairro Niterói. Em seguida, Rodyson lamentou a morte do Presidente da ACCOM, o Sr. Januário Valério, ocorrida na última sexta-feira em Belo Horizonte. Rodyson do Zé Milton falou também da necessidade de se implantar no município o Imposto Progressivo para lotes vagos, fazendo assim com que donos de lotes que visam apenas a especulação paguem impostos cada vez mais altos no caso de não construírem no local. O vereador espera assim acabar com os problemas provocados pelos lotes vagos que são motivo freqüente de reclamações de populares. Rodyson denunciou inclusive que existe empresário na cidade que possui mais de mil lotes e não efetua a limpeza de nenhum. Finalizando, Rodyson do Zé Milton pediu cuidado ao se votar matéria que trata do apostilamento de servidores já que existe orientação do Ministério Público sobre o assunto o que pode gerar até mesmo devolução de dinheiro no caso de uma interpretação equivocada por parte da Câmara.