O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento falando sobre o Projeto de Lei de sua autoria que implanta Processo Seletivo para contratação de estagiários para a Câmara de Divinópolis. O Vereador justifica a proposta afirmando que se trata de um processo democrático e que beneficia por mérito os estudantes dedicados. Beto Machado confirmou também para o dia 23 de maio a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos e Compositores. O vereador informou que foi confirmada a presença do Secretário Municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues. A Frente Parlamentar foi criada com o objetivo de discutir questões de interesse da classe, como a cobrança da Taxa da Ordem dos Músicos para que o artista possa se apresentar. Muitas vezes com valor superior à capacidade de pagamento do músico e também os repasses da ECAD, que em alguns não tem sido repassados a quem é de direito. Beto Machado quer também apresentar aos músicos que ainda não conhecem, a lei de sua autoria que estabelece a presença de artistas da cidade nos eventos realizados dentro do município.
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento criticando o anúncio feito pela Prefeitura de Divinópolis de que o tratamento de esgoto do município será feito pela empresa COPASA. O vereador se mostrou preocupado, afirmando que a qualidade do serviço de abastecimento de água é ruim, com falta de água em vários bairros, o que pode significar que o tratamento de esgoto também poderá deixar a desejar. Hilton de Aguiar informou também que está acompanhando atentamente as obras realizadas pela Prefeitura de Divinópolis na região sudeste da cidade para garantir que as mesmas atendam a demanda da população. Finalizando, Hilton de Aguiar pediu ainda que seja feita a limpeza do bairro São Bento que segundo ele está tomado pelo mato e com lixo em vários lotes.
O Vereador Roberto Bento (PT do B) abriu seu pronunciamento falando sobre a importância de se fortalecer o trabalho de coleta seletiva de lixo. O parlamentar apresentou inclusive dois projetos de sua autoria que tratam de questões ambientais. Um deles, define como Dia Municipal do Meio-ambiente, o dia 11 de agosto. O outro projeto, autoriza a implantação de containeres, com publicidade, para que o material reciclado possa ser depositado e posteriormente recolhido pelo sistema de coleta seletiva de lixo.
O vereador Andersom Saleme (PR) abriu seu pronunciamento falando sobre a importância de se tratar o esgoto da cidade para que seja recuperado o Rio Itapecerica. O parlamentar pediu porém, que o custo do tratamento não onere a população mais carente que hoje já encontra dificuldades em quitar seus compromissos financeiros. Andersom Saleme falou também sobre a importância do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta semana e pediu apoio para os movimentos em defesa e de inclusão social dos negros. Finalizando, Andersom Saleme relembrou atividade que será realizada pela Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste Mineiro – ACCOM, nesta sexta-feira, com o objetivo de fazer exames para detecção do câncer bucal.
O Vereador Milton Donizeti (PRTB) durante seu pronunciamento, fez um histórico do que foi a discussão em torno do tratamento de esgoto no município. Milton entende que se o prefeito municipal escolheu a terceirização como modelo de tratamento, é porque não existe alternativa. Milton Donizeti diz que a recuperação do Rio Itapecerica não pode mais esperar e que se esta medida tivesse sido tomada há mais tempo a recuperação do rio já estaria acontecendo. Milton Donizeti criticou ainda o discurso que de que era possível a municipalização do tratamento através de financiamentos ou recursos de fundo perdido, segundo ele, o processo é muito burocrático e sem garantias de que ao término o município seria contemplado, o que atrasaria ainda mais o início do tratamento do esgoto.
O Vereador Adair Otaviano (PRTB) se pronunciou sobre a importância de ações que preservem o meio-ambiente e desenvolvam a consciência ambiental no cidadão divinopolitano. Adair citou a Coleta Seletiva de lixo como fundamental para se dar o destino correto para o lixo. O parlamentar entende que este trabalho precisa ser ampliado e criticou a falta de um projeto ambiental de grande porte no município. Na segunda parte de seu pronunciamento Adair Otaviano criticou a proposta de terceirização do tratamento de esgoto do município se posicionando de maneira contrária ao que pretende o Executivo Municipal. Adair concorda que o rio precisa ser tratado, mas acredita que existem alternativas à terceirização.
O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) abriu seu pronunciamento anunciando as obras de pavimentação da Rua Baobá no bairro Jardim das Acácias, que já foram liberadas pela Prefeitura de Divinópolis. Edmar Rodrigues informou também que já tiveram inícios às obras para adaptação do Salão Comunitário do bairro São José que será transformado em um velório municipal. O parlamentar elogiou também o trabalho da diretoria da Associação de Moradores do bairro Jusa Fonseca que através do seu presidente, o Sr. Donizeti, conseguiu a criação de uma seção eleitoral para aquela região. O Vereador utilizou seu pronunciamento também, para elogiar a iniciativa da Prefeitura Municipal de Divinópolis em tratar o esgoto que é despejado no Rio Itapecerica.
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) informou que esteve em Belo Horizonte na companhia do Secretário Municipal de Esportes e Lazer onde se reuniram com a Deputada Estadual Luzia Ferreira que confirmou interesse em trabalhar por Divinópolis. Segundo o vereador, foi garantida pela parlamentar, a alocação de verbas que possibilitem o desenvolvimento de programas no município que fomentem o esporte como ferramenta de inclusão social. Rodyson informou também, que a Deputada Estadual confirmou sua presença em Audiência Pública da Assembléia Legislativa que será realizada na próxima semana na Câmara de Vereadores de Divinópolis. Ainda sobre esporte, o vereador informou que já estão sendo trabalhados os recursos que possibilitarão a reforma e reabertura do Ginásio Poliesportivo. Ao término de seu pronunciamento, Rodyson do Zé Milton também defendeu o projeto para recuperação do Rio Itapecerica.
A Vereadora Heloisa Cerri (PV) utilizou todo o tempo do seu pronunciamento para criticar o processo de negociação que definiu a terceirização como forma de tratamento do esgoto do município. Heloisa Cerri elogiou vereadores que mantiveram o mesmo posicionamento que tinham na legislatura passada, como o Vereador Adair Otaviano (PMDB). Heloisa Cerri reproduziu também a fala do ex-vereador Aristides Salgado que na época em que se iniciou a discussão em torno do tratamento do esgoto, também se posicionou e maneira veemente como contrário à proposta. Heloisa Cerri pediu que seja respeitada a independência dos poderes e que vereadores não sejam submissos ao executivo.
O Vereador Edson Sousa (sem partido) abriu seu pronunciamento informando que hoje é o último em que ainda é vereador eleito pelo PDT. Na seqüência o vereador passou a discursar sobre a proposta de terceirização do tratamento de esgoto do município e informou que já somam 715 dias que 10 vereadores enviaram ofício à Prefeitura de Divinópolis pedindo a revogação da lei que autoriza a negociação do mesmo. O Vereador informa que tal ofício não obteve resposta. Edson Sousa informou também que está fazendo um estudo sobre as questões que envolvem o tratamento do esgoto do município e que irá anunciar novos dados em programa de rádio local. Edson Sousa criticou também a retirada de tramitação do projeto que trata do Plano de Saneamento do Município. Outro assunto abordado pelo Vereador Edson Sousa diz respeito a publicação on line de notícia sobre sua saída do PDT , feita pelo Diretor de Comunicação da Câmara, Flávio Ramos. Edson acusou o servidor do legislativo de “fazer futrica” , chegando a chama-lo de “maritaca”.
Geraldinho da Saúde (PR) fez um discurso inflamado sobre o que considera desrespeito do Executivo Municipal para com os vereadores divinopolitanos . O parlamentar não concordou com a atitude da equipe de governo de convidar apenas alguns vereadores para apresentação do Plano de Recuperação do Rio Itapecerica. Geraldinho da Saúde diz que esta é uma discussão que interessa a todos e que vereadores não deveriam ter se reunido dentro do gabinete do Executivo mas, que o Executivo deveria ter comparecido na Câmara para expor seu plano de ação. Geraldinho aproveitou esta situação para criticar a postura do Executivo que segundo ele, comparece pouco à Câmara e explica mal a sua intenção quando envia projetos. Geraldinho entende como desrespeitosa a atitude da Prefeitura diante de questões que considera sérias. Finalizando, o Vereador falou também sobre a importância da atuação do Deputado Federal Jaime Martins Filho na liberação de recursos para ampliação da oferta de leitos de CTI no SUS e compra de um acelerador linear para tratamentos de radioterapia no Hospital do Câncer.