quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 15 de setembro de 2011

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) esclareceu em seu pronunciamento, qual o posicionamento da Comissão de Saúde perante denúncias apresentadas pelo Vereador Beto Machado (PSDB), durante reunião ordinária da terça-feira 13 de setembro, referentes à demanda reprimida dos atendimentos de ortopedia em Divinópolis. O Vereador Geraldinho da Saúde esclareceu que já no mês de agosto, havia percebido problemas neste seguimento e que desde então tem sugerido que seja implantado o atendimento de fisioterapia nas Unidades Básicas de Saúde para que os profissionais da área possam atuar preventivamente nos casos ortopédicos, evitando evolução dos mesmos para enfermidades mais graves que sobrecarregam as poucas vagas disponíveis para internação. Geraldinho da Saúde informou também que esteve reunido com a direção do Hospital São João de Deus e confirmou que existe apenas um aparelho intensificador de imagens para atendimento de toda a rede de saúde do município. O parlamentar sugeriu uma mobilização das lideranças políticas da cidade no sentido de sensibilizar o Governo do Estado para que mais um destes aparelhos seja disponibilizado para Divinópolis. Geraldinho da Saúde questionou também, mais uma vez, a eficiência da Central Reguladora de Leitos que segundo o mesmo não atende as demandas do cidadão. O Vereador defende que o trabalho de regulação de leitos do SUS seja feito pelo município e não pelo Governo do Estado.
  
A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) informou em seu pronunciamento, que os questionamentos feitos pelo Tribuno Fernando Camilo já haviam sido levantadas pelo seu gabinete que inclusive já obteve algumas respostas. A parlamentar disponibilizou todas as informações ao Tribuno.  Em seguida, Dra. Heloisa Cerri reafirmou seu posicionamento contrário ao aumento de Vereadores e afirmou temer pela saúde financeira do legislativo ao elevar o número de vagas. Dra. Heloisa Cerri sugere medidas de contenção de despesas como redução de salários dos parlamentares, corte de gastos com combustível, aluguel de carros e contas telefônicas. Outro assunto abordado pela Vereadora, foi a situação vivida pelo município de Araxá, onde a COPASA está há cinco anos cobrando pelo tratamento do esgoto sem prestar o serviço para o qual foi contratada. Segundo Dra. Heloisa Cerri, atendendo apelos da população, o Executivo de Araxá já estuda a possibilidade de cancelamento.  Dra. Heloisa Cerri veiculou também falas do Prefeito Vladimir Azevedo, quando este era vereador, na qual o atual Prefeito também denunciava situação de outros municípios onde a COPASA cobra, mas não trata o esgoto. A Vereadora exibiu também imagens de moradores do bairro Davanuze que se encontram sem água há vários dias e questiona se empresa conseguirá tratar o esgoto da cidade já que não possui eficiência no abastecimento de água. Dra. Heloisa Cerri finalizou seu pronunciamento convocando a população a ingressar com ações no juizado especial requerendo indenização pela falta de água em suas casas.
  
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) informou em seu pronunciamento que entrou em vigor na última segunda-feira, com prazo de 90 dias para que cartórios se adequem, a lei que obriga estes estabelecimentos a disponibilizarem banheiros e bebedouros para a população. O parlamentar informou que estará acompanhando e fiscalização a execução da mesma. Hilton de Aguiar informou também que acompanha atentamente as obras para reforma da Praça São Vicente de Paulo no bairro Interlagos. Segundo o parlamentar o valor anunciado para a obra não corresponde aos trabalhos efetuados no local até o momento que estariam bem aquém do montante informado.  O Vereador informou que também tem acompanhado a situação da cidade de Araxá, que estuda a possibilidade de cancelamento do contrato firmado com a COPASA e a municipalização do serviço de água e esgoto, já que empresa não tem conseguido cumprir o que foi estabelecido em contrato. Segundo denúncias, COPASA estaria há cinco anos cobrando pelo tratamento do esgoto em Araxá sem prestar o serviço. Hilton de Aguiar questionou também o Projeto de Lei que revoga doação de terreno feita pelo município à Associação de Moradores do bairro Davanuze. Segundo o Vereador, ao invés de tomar o lote da associação, a Prefeitura deveria estar anunciando o envio de melhorias para aquela região. Hilton de Aguiar pede, por exemplo, que seja feita a limpeza do campo de futebol do bairro que se encontra tomado pelo mato.
  
O Vereador Edson Sousa (Sem partido), abriu seu pronunciamento resgatando a memória do ex-vice Prefeito e cronista Lindolfo Fagundes que segundo o mesmo, teria escrito seu último artigo exaltando a figura do Ex-Prefeito Galileu Machado (PMDB). Edson Sousa afirma que a atual Câmara tem sido injusta com o ex-prefeito ao atribuir a ele a culpa pela falta de água no município. Edson Sousa afirma que culpa por este problema é do atual gesto, o Prefeito Vladimir Azevedo. O Vereador afirmou ainda que o Chefe do Executivo tem sido omisso e que em nenhum momento viu um posicionamento de Vladimir sobre o assunto. Edson Sousa criticou também o apelo feito pela empresa COPASA para que o cidadão economize água. O parlamentar afirma que é impossível economizar o que não se tem. Edson Sousa apresentou também estudo da Polícia Federal que comprova superfaturamento em obras realizadas pelo Governo. Edson Sousa mostrou a diferença de preços dos materiais de construção quando vendidos no comércio tradicional e quando vendidos para o serviço público. O Vereador fez um paralelo entre a situação vivenciada pelo Governo Federal com o Governo Municipal, questionando também os gastos anunciados para algumas obras que segundo o mesmo não correspondem ao valor anunciado. Edson Sousa pediu ainda apuração para as denúncias de superfaturamento na contratação do cantor do Daniel que se apresentou na Divinaexpô em show oferecido pela Prefeitura. Edson Sousa pede também que sejam apuradas as denúncias de favorecimento e desvios na Secretaria Municipal de Cultura.
  
O Vereador Milton Donizete (PRTB) abriu seu pronunciamento afirmando que ainda não entendeu os questionamentos sobre aumento de gastos com a elevação do número de Vereadores para 17 já que o repasse do Executivo para a Câmara permanece os mesmos 6% previstos em lei. Milton Donizete defendeu o aumento do número de vereadores para que povo tenha maior representatividade. O parlamentar afirma que quando foi eleito Vereador pela primeira vez, Câmara possuía 19 vereadores e funcionava normalmente. O legislador afirma que aumento de gastos só ocorreriam caso fosse aumentado o valor do repasse. Milton Donizete pediu também que as demais lideranças favoráveis ao aumento da representatividade se manifestem em defesa do aumento do número de Vereadores para que a população tenha mais pessoas trabalhando em sua defesa dentro do parlamento. Milton Donizete agradeceu também o atendimento de indicações de sua autoria para instalação de quebra-molas na Avenida Governador Magalhães Pinto e melhoria da Rua que liga os bairros Grajaú e São Simão. O parlamentar finalizou seu pronunciamento pedindo resposta para o ofício que foi enviado cobrando esclarecimentos da COPASA para o problema da falta de água no município.
O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento informando que até então não havia utilizado a palavra em plenário para falar sobre o aumento do número de Vereadores na Câmara Municipal. Em sua fala, Beto Machado relembrou os fatos históricos que resultaram na diminuição do número de Vereadores que teriam sido motivados por decisão arbitrária do judiciário em uma cidade de pequeno porte. O Vereador relembrou sua participação nos movimentos em prol da recomposição das Câmaras e informou que na época, o TSE reduziu número de Vereadores sem diminuir o valor do repasse o que acabou provocando gastos excessivos dos recursos públicos. Beto Machado defende uma Câmara Municipal mais enxuta com maior representatividade popular. O Vereador cobrou ainda maior união dentro do poder legislativo para que seja um poder forte atuando em defesa dos interesses da população.
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) utilizou seu pronunciamento para denunciar a dificuldade de transporte escolar para estudantes especiais da Escola Helena Antipoff. O Parlamentar informou que o veículo que presta o serviço está com defeito e a Escola não tem como arcar com os custos deste transporte. O Vereador está trabalhando no sentido de conseguir uma solução para o problema.  Adair Otaviano criticou também a demora na liberação de licenciamentos ambientais o que provocou interrupção no andamento de obras importantes para Divinópolis como a Alça da Trincheira da Rua Goiás e abertura da Rua Jésus Jota.  Adair Otaviano também utilizou seu pronunciamento para pedir agilidade na conclusão da obra de construção da Unidade Pronto Atendimento da Região Sudeste para que população tenha maior eficiência e dignidade nos atendimento da área da saúde. O parlamentar também falou sobre a existência da Administração Regional de Buritis que atende também as comunidades vizinhas e orientou a população que tem demandas a serem resolvidas, a procurar os responsáveis para que seus pedidos sejam recebidos pelo Executivo e recebam encaminhamento já que as Regionais são braços da Prefeitura de Divinópolis.  Adair Otaviano também pediu intervenção em favor da Unidade de Saúde do bairro Nossa Senhora das Graças que precisa de melhor infraestrutura para que possa atender aos moradores daquela região. Adair finalizou fazendo coro com o Vereador Edson Sousa (sem partido) no que diz respeito a injustiças contra o ex-Prefeito Galileu Machado e no que se refere a falta de água no município de Divinópolis.
  
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento afirmando que a COPASA tem sido acusada de incompetência, mas que no passado assinaram prorrogação de contrato para mais 30 anos em Divinópolis o que soa incoerente em alguns discursos políticos.  Rodyson do Zé Milton em seguida, apresentou imagens de mais uma indicação de sua autoria que foi atendida, desta vez beneficiando os moradores do bairro Walchir Resende que recebeu um redutor de velocidade garantindo maior segurança, principalmente para as crianças na hora do retorno das atividades escolares. O Vereador agradeceu ainda a instalação de outros redutores de velocidade em atendimento às suas indicações nas Ruas Castelhano no bairro Jardim das Oliveiras, Poente Noé Bueno no bairro Esplanada e Rua Cristo Redentor no bairro Casa Nova. Rodyson do Zé Milton afirmou ainda que trabalha dia e noite como Vereador e que se tivesse outra fonte de renda, no setor privado, que doaria o salário de parlamentar par a caridade. Rodyson anunciou ainda outras obras que em breve terão início, conseguidas junto ao Prefeito Vladimir Azevedo, para resolver antigas demandas do bairro Afonso Pena em pavimentação e Drenagem Pluvial.

O Presidente da Câmara, Vereador Pastor Paulo César (PRB) se pronunciou sobre a situação dos moradores da região Sudeste da cidade, em especial dos bairros Santa Rosa, Padre Eustáquio e imediações.  Segundo o parlamentar, estes bairros carecem de obras urgentes de Drenagem Pluvial sendo que em alguns, a falta de infraestrutura desta natureza tem colocado residências em risco e com a entrada do período chuvoso poderemos ter ocorrências de grande gravidade. Pastor Paulo César cobrou maior agilidade na execução de trabalhos nesta região e pediu também a abertura da Rua José Teodoro para facilitar o tráfego das pessoas que utilizam esta região que se encontra com o trânsito sobrecarregado gerando uma série de transtornos.