terça-feira, 13 de setembro de 2011

Resumo dos Pronunciamentos do dia 13 de setembro de 2011

O Vereador Edson Sousa (sem partido) abriu seu pronunciamento mais uma vez manifestando solidariedade aos Professores da Rede Estadual de Ensino que se encontram em campanha para implantação do piso nacional da categoria. Edson Sousa pediu que seja feito um levantamento dos gastos do Governo de Minas em passagens aéreas desde o mandato do atual Senador Aécio Neves. O Vereador também utilizou seu pronunciamento para criticar os gastos em publicidade do Governo PSDB e denunciou que a reforma de uma Praça no bairro Porto Velho está bem aquém dos gastos anunciados.  O parlamentar informou também que está coletando assinaturas das lideranças políticas da cidade para que seja enviado um ofício para os Deputados Estaduais Luzia Ferreira (PPS) e Fabiano Tolentino (PRTB) para que seja derrubado o Projeto de Lei 2.355/011 que contraria interesses dos trabalhadores da educação. Edson Sousa cobrou também um posicionamento do Prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) perante o problema da falta de água no município.
  
O Vereador Roberto Bento (PT do B) durante seu pronunciamento, manifestou sua solidariedade aos Professores da Rede Estadual de Ensino e afirmou que apóia qualquer manifesto no sentido de pedir a implantação do piso nacional da categoria. Em seguida, o parlamentar denunciou a situação crítica vivida pelos moradores de diversos bairros da cidade que continuam enfrentando a falta de água. Roberto Bento incentivou as manifestações populares contra o que considera um estado de calamidade pública provocado pela COPASA e orientou populares a registrarem boletins de ocorrência para que entrem com ações no Ministério Público contra a empresa. Roberto Bento afirmou que não faz oposição ao Prefeito Vladimir Azevedo, mas cobrou um posicionamento mais forte perante a COPASA e a falta de água que já dura mais de 12 dias em algumas regiões da cidade. O parlamentar pediu também que os Deputados Federais e Estaduais votados em Divinópolis intervenham para que haja solução para o problema da falta de água em Divinópolis.
  
O Vereador Milton Donizete (PRTB) manifestou solidariedade aos Professores da Rede Estadual de Ensino e leu em plenário o texto da Moção de Repúdio assinada por ele e mais outros oito vereadores, encaminhada ao Governador Antônio Anastasia criticando a postura que o Governo de Minas Gerais tem adotado para os Trabalhadores da Educação. Em seguida, Milton Donizete voltou a cobrar que sejam concluídas as obras de melhorias na região dos bairros Terra Azul, Maria Peçanha e imediações. Milton Donizete também exibiu mais uma vez em plenário, imagens que comprovam a grave situação do bairro São Simão que se encontra totalmente tomado pela poeira. Milton Donizete denunciou ainda a situação de vários outros bairros da cidade, como Nova Fortaleza e Grajaú que também sofrem com o mesmo problema. Em seguida, Milton Donizete exibiu em plenário um vídeo no qual o Superintendente de Projetos da Prefeitura, Lucio Espíndola, explica o cronograma das obras do PAC, apontadas como solução para os graves problemas vivenciados pela população dos bairros.
  
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento criticando e pedindo providências para o tráfego intenso que hoje é verificado nas vias de acesso ao bairro Porto Velho, principalmente na Rua Pernambuco. Hilton de Aguiar utilizou boa parte de seu tempo de fala para criticar o serviço prestado pela COPASA em Divinópolis, principalmente na Região Sudeste onde falta água com freqüência. Hilton de Aguiar comparou a empresa a um câncer que segundo ele não tem mais cura e manifestou indignação com a situação dos moradores dos bairros que estão há 12 dias sem água até mesmo para beber.  Hilton de Aguiar afirma que nunca presenciou uma situação tão crítica como a da falta de água que atinge a cidade. O parlamentar cobrou também um posicionamento mais firme por parte do Prefeito Vladimir Azevedo e a presença do mesmo nos órgãos de imprensa para explicar o que vem sendo feito no sentido de resolver o problema. Hilton de Aguiar afirmou ainda que não se lembra de problemas tão graves terem sido verificados nas gestões municipais anteriores.
  
A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) utilizou seu pronunciamento para criticar a proposta de elevação no número de Vereadores na Câmara de Divinópolis. Segundo a parlamentar o número atual de 13 vereadores deveria ser mantido e apresentou dados que atestariam aumento no déficit orçamentário da Câmara caso o número de vagas no legislativo seja ampliado. Dra. Heloisa Cerri, afirmou ainda que a elevação para 17 vereadores conforme determina o substitutivo que tramita na casa, além de contrariar a vontade popular, contraria também relatório de comissão que aponta para incapacidade de estrutura da Câmara em receber novos parlamentares. A Vereadora Heloisa Cerri criticou também a postura do Governo do Estado de Minas Gerais que se recusa a atender às reivindicações dos Professores Estaduais, há quase 100 dias em greve devido à recusa em implantar o Piso Nacional da Categoria. . A Vereadora Dra. Heloisa Cerri criticou também a falta de água nos bairros da cidade e questionou a assinatura de contrato com a COPASA para tratar esgoto da cidade já que o sérvio de abastecimento não atende necessidades da população. Dra. Heloisa Cerri finalizou seu pronunciamento denunciando grande número de pacientes do SUS aguardando vagas para internação no município.
  
O Vereador Antônio Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento comentando sobre a fala do Tribuno Vladimir Caamano, filho do Ex-Vereador Celso Aquino que denunciou estar em situação difícil por não ter direito aos benefícios recebidos por seu pai devido a Anistia Política. Paduano manifestou solidariedade ao mesmo e pediu apoio para o Vladimir tenha acesso ao que seria seu por direito. O Vereador Antônio Paduano também falou da importância da figura do professor na educação dos filhos de uma sociedade e pediu valorização da categoria. Antônio Paduano contou também um pouco de sua trajetória política até chegar ao partido onde hoje está filiado, o DEM, Partido dos Democratas, que segundo o mesmo já conta hoje com 1200 filiados no Diretório Municipal e convocou interessados em fazer parte de suas fileiras a assinar ficha de filiação, lembrando que prazo para filiação, no caso de intenção de disputar eleições, se encerra no fim do mês.  O vereador falou sobre a trajetória do partido ressaltando que se trata de uma sigla com história e vasta contribuição social. O Parlamentar finalizou seu pronunciamento agradecendo todas as pessoas que contribuíram para o crescimento do partido em Divinópolis.
  
O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento cumprimentando os líderes comunitários que sempre trabalharam em prol do bairro LP Pereira e anunciou que o Prefeito Vladimir Azevedo atendeu sua indicação para que a região seja contemplada com obras de drenagem pluvial que serão concluída antes da entrada do período chuvoso.  Em seguida, o Vereador Beto Machado leu em plenário documento que comprova a situação do Hospital São João de Deus, que conta com apenas um aparelho intensificador de imagem para atendimento na área de ortopedia, não só do SUS como de várias clínicas da cidade. Devido à sobrecarga de atendimento, o Hospital teria limitado os atendimentos ortopédicos para o SUS o que teria provocado o surgimento de demanda reprimida no Pronto Socorro Regional onde há longa fila de espera para cirurgias desta natureza. Beto Machado pediu a intervenção da Comissão de Saúde da Câmara e do Ministério Público para sanar o problema. O Vereador informou também, que nesta quarta-feira estará em Belo Horizonte, onde se reúne com o Deputado Estadual Fabiano Tolentino para tratar da instalação de uma Academia ao Ar Livre no Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida. Beto Machado finalizou pronunciamento pedindo apoio para os projetos de sua autoria que estão na Ordem do Dia, extinguindo a exigência da carteira da Ordem dos Músicos para apresentações em Divinópolis e regulamentando a veiculação de musicas ambiente nos bares da cidade.
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) abriu seu pronunciamento registrando sua revolta com a falta de água em Divinópolis e manifestando apoio, mais uma vez, aos Trabalhadores da educação que se encontram em campanha pela implantação do Piso Nacional da categoria. O Vereador em seguida, comemorou o reinício das discussões sobre o Plano e Cargos, Carreira e Salários dos Trabalhadores da Saúde e falou das dificuldades que municípios deverão encontrar para tratar do assunto devido à demora da União em regulamentar a Emenda Constitucional 29. Adair Otaviano acredita que a regulamentação da EC 29 irá garantir mais recursos para o custeio da saúde nos municípios, inclusive para implementação do PCCS dos trabalhadores deste setor.  Adair Otaviano se pronunciou também sobre fato ocorrido na Farmácia Municipal onde ocorreu confusão no fornecimento de medicamentos, fazendo com que paciente levasse remédio errado para sua residência. O parlamentar entende que existem bons funcionários na Farmácia, mas pede maior rigor na distribuição destes aparatos porque o uso equivocado pode trazer danos para a saúde do paciente.
  
O Presidente da Câmara de Divinópolis, Vereador Pastor Paulo César (PRB), afirmando estar constrangido por ter de adotar tal postura, utilizou da palavra na Reunião Ordinária desta terça-feira para esclarecer boatos de que a saúde financeira do legislativo municipal estaria comprometida. O Presidente da Câmara, Pastor Paulo César informou que os compromissos da Câmara se encontram em dia e que medidas para contenção de despesas foram adotadas para evitar desrespeito com o dinheiro público. O parlamentar afirma que tais procedimentos sempre foram normais em todas as gestões da Mesa Diretora e que se trata de bom uso dos recursos destinados ao funcionamento do legislativo. Pastor Paulo César informou ainda que está formalizando um pedido a todos os gabinetes para que sejam mais criteriosos em seus gastos. Pastor Paulo César informou também que as medidas de economia possibilitarão que sejam feitos novos investimentos para melhorar a qualidade dos serviços prestado pela Câmara.  O Presidente informou, por exemplo, que já foi solicitado orçamento dos investimentos necessários para que a TV Câmara se torne um canal legislativo com transmissão 24 horas em sinal aberto. Informou também que em breve estará no ar o novo Portal da Câmara de Divinópolis com muito mais interatividade e serviços disponíveis para o cidadão. O Presidente da Câmara anunciou também que já trabalha em projeto que garantirá maior eficiência par ao Arquivo Público da Câmara, inclusive com a digitalização de documentos, o que facilitará o trabalho de pesquisa e irá contribuir para preservação da memória do município.
  
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) informou em seu pronunciamento, o tombamento do Reinado do bairro Alto São Vicente que agora se torna oficialmente Patrimônio Cultural do Município de Divinópolis. Em seguida, Rodyson do Zé Milton anunciou também que em breve terão inícios diversas obras de pavimentação de ruas daquela região, através da Prefeitura de Divinópolis em atendimento às indicações de sua autoria. O Vereador Rodyson do Zé Milton se pronunciou também sobre a falta de água no município, afirmando que o problema, bem como a poeira excessiva, ocorrem devido à aprovação de diversos loteamentos sem a observância de critérios, em gestões municipais anteriores. Rodyson do Zé Milton pediu que lideranças políticas da cidade se mobilizem para que problemas de falta de infraestrutura sejam solucionados.
  
O Vereador Anderson Saleme (PR) cobrou em seu pronunciamento, que seja adotada uma postura mais firme para com a COPASA. O parlamentar lamentou a crise da falta de água e afirmou que boa parte do problema, é de responsabilidade das administrações passadas, que permitiram a presença da empresa na cidade, sem cobrar investimentos que fizessem com que a COPASA acompanhasse o crescimento de Divinópolis.  Anderson Saleme considera o serviço prestado pela COPASA razoável, mas entende que alguns ajustes precisam ser feitos com urgência. O Vereador também utilizou seu pronunciamento para cumprimentar o Jornalista Elton Novaes pela contratação como repórter do Programa Globo Esporte e ao Jornalista Evandro Araújo pelo retorno a TV Candidés onde apresentará o Programa Espaço Aberto. O Vereador cumprimentou também os estudantes do CEFET de Divinópolis, que com os excelentes resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio, se consagrou como melhor CEFET de Minas Gerais. Anderson Saleme fez questão de registrar o papel do Deputado Federal Jaime Martins Filho (PR) para que a cidade hoje tenha esta unidade e citou ainda o empenho do parlamentar para que a cidade tenha uma escola ferroviária. O Vereador também cobrou informações sobre a cobrança da taxa de iluminação pública, para a qual existem questionamentos sobre a legalidade da cobrança e pediu apoio a imprensa local para garantir que o direito da população não seja violado.