De acordo com o Art. 267 do regimento interno, “nas reuniões ordinárias, no decorrer da primeira parte dos trabalhos, qualquer cidadão poderá usar a Tribuna da Câmara, para se manifestar sobre projetos de lei ou assuntos de interesse comunitário e, da mesma forma, nas extraordinárias, desde que nestas o assunto seja inerente à pauta e o interessado faça a sua inscrição, no protocolo da Câmara, no prazo mínimo de 4 (quatro) horas antes do início da reunião. Ao formular a inscrição, o interessado deverá mencionar com clareza, o assunto sobre o qual falará, sendo vedado sair do tema registrado”.
Por tanto, assim que a Reunião Extraordinária foi convocada pelo Presidente da Câmara, Vereador Pr. Paulo César, na sexta-feira (9), abriu-se as inscrições para o uso da Tribuna Livre.
O historiador Sérgio Danilo Miranda Rocha, membro do departamento de pesquisa e história do Instituto Mineiro da Juventude e membro da Direção Estadual do PC do B inscreveu-se no dia 13 de setembro, para ocupar o espaço na Reunião Extraordinária de hoje e falar sobre a ampliação de vagas no Legislativo.
Sérgio afirmou que para melhor representatividade do cidadão, o número de vereadores deve sim ser ampliando e que uma sociedade organizada, como ocorre nos Conselhos Municipais e Conferências Públicas, tem interesse em um número maior de represesentantes, pois através das já citadas ferramentas democráticas, percebem que isto significa mais voz para a população.